Voz da Póvoa
 
...

Celebrar a Diferença e a Inclusão na "Festa da Interculturalidade”

Celebrar a Diferença e a Inclusão na "Festa da Interculturalidade”

Educação | 19 Junho 2024

 

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, promoveu no dia 14 de Junho, a "Festa da Interculturalidade". Os responsáveis organizaram dezenas de actividades para a comunidade escolar com o objectivo de celebrar a diferença e a inclusão social. Foi também apresentado, publicamente, o inovador projecto “Miosótis”, desenvolvido por uma equipa de alunos do Agrupamento.

Trata-se de um kit dotado com um conjunto de sensores para detecção de seres vivos nos interiores dos automóveis. Os presentes puderam assistir à aplicação prática do projecto numa das viaturas cedidas pelo Município, para o efeito. 

O aparelho quando detecta presença dentro da viatura, envia um sinal de alerta pelo sistema, recorrendo a tecnologia de comunicação sem fios de longo alcance, que permite que o utilizador receba uma notificação e possa agir ou dar o alerta.

Presente na "Festa da Interculturalidade" o Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal, Luís Diamantino, visitou os vários espaços de actividades da escola, entre os quais o clube de jornalismo e a nova Sala de Snoezelen, designada de “Mar Sensorial”, inaugurada a 6 de Maio. Teve ainda tempo para visitar as barraquinhas multiculturais, exposições e workshops que marcaram o dia de celebração da diferença na escola. 

No âmbito do projecto “Escola viva: ciência em movimento”, a sustentabilidade ambiental foi também uma prática para os alunos do 4.º ano do agrupamento, ao utilizarem nas suas deslocações a rede de transportes UNIR.

Integrado no evento foi apresentado o livro ‘Poetizar a História’, seguindo-se uma demonstração de meios cinotécnicos da Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública, mostras de comida, jogos e actividades lúdicas, sessões de cinema e teatro, competições desportivas e de robôs, entrega de diplomas de mérito e excelência e com as actuações musicais de Igor Borer, Filipe Gaúcho, Fanfarra de Aver-o-Mar e de um conjunto de alunos da escola que cantaram músicas ucranianas.

A escola é hoje, não só, um espaço de aprendizagem, como de inclusão e de celebração do Ser diferente.

Fotos: JCM/cmpv

partilhar Facebook
Banner Publicitário